“NEW BEGGININGS – The fashion, the faces, the future”, traduzindo: NOVOS COMEÇOS – A moda, os rostos, o futuro.

É o que estampa a capa da Vogue britânica de Setembro, com Gemma Chan no nascer do sol.

A modelo Gemma Chan sentada em um barco no pôr do sol.
Vogue britânica, edição Setembro 2021, com Gemma Chan.

O mesmo título aparece em quase todas as edições da revista ao redor do mundo, você sabe por quê?

Setembro costuma ser um mês de início para moda, o mês onde os estilistas lançam suas novas coleções, novas tendências são criadas, e as revistas fazem suas maiores edições e trazem em suas capas os personagens mais influentes do ano. A edição da Vogue Brasil, trouxe ninguém menos que Juliette Freire, vencedora do BBB 2021 e um fenômeno em números na internet.
O sentimento de “Um Novo Começo” vem forte, presenciamos a primeira semana de moda presencial em Nova York pós COVID-19. No início da pandemia, muito se falava que o tempo recluso mudaria nossa forma de pensar. Com o reaquecimento do mercado, parece que esse período pandemico trouxe muitas mudanças.  

A Vogue americana que é considerada a mais importante do mundo, trouxe neste mês, uma capa que pode significar um novo início e uma nova forma de vivenciar, consumir e entregar a moda. Com 8 super modelos, a revista discute um dos temas mais importantes e necessários nos últimos anos: REPRESENTATIVIDADE NA MODA!

Vogue Americana, edição Setembro 2021

O título da capa é: IN REAL LIFE – models who make the moment
(NA VIDA REAL, modelos que são o momento), apesar da capa norte americana ser um pouco diferente das outras, ela ainda trás o pôr do sol
(na tela do computador) e os dizeres “New Beginning”.

Não é de hoje que o consumidor cobra por corpos mais reais, a beleza em todos os traços, momentos, idades, etnias e que desfaça esse padrão de beleza inalcançável imposto pela moda. Um exemplo de como essa cobrança vem impactando o mercado, é a famosa marca de lingeries Victoria’s Secret. O fashion show de lingeries mais famoso do mundo por suas belissímas “angels”, perdeu espaço após não aceitar retratar corpos mais reais em seus shows. O evento chegou a ser cancelado mas retomará as atividades, agora, com mais diversidade.

Victoria’s Secret Fashion Show.

Em contra partida, a marca de underwear SAVAGE X FENTY, da cantora Rihanna, é sucesso garantido justamente por trazer corpos diferentes e revelar a beleza de cada um em suas particularidades.

Savage X Fenty

O caminho para tornar estas mudanças parte de nosso cotidiano, ainda é longo. Porém, não há como negar o impacto que a capa da revista mais importante do mundo, no mês mais importante para moda, num cenário pós pandêmico, falando sobre corpos reais tem, é encorajador.
As mudanças serão graduais e muita coisa ainda precisa ser feita, mas de uma coisa temos certeza: de fato, temos um NOVO COMEÇO para a moda.