“imagem: Freepik.com”

Você tem notado que sua pele danificou após o uso contínuo de máscara? Pois é!

O novo: “Maskne”, acne causada pelo uso das máscaras de proteção, esta sendo muito comentado e estudado ao longo de 2020.

O uso diário desse ‘acessório’ pode gerar algumas complicações devido ao abafamento constante naquela região da face. Causando sensibilidade, irritação, descamações, cravos, comichão… e por aí vai! 

“Reprodução/Internet”

Mas Ana, o que eu faço?

Bom, a rotina básica do skincare nós já devemos ter: limpar, hidratar e proteger! Mas agora precisamos adotar alguns cuidados extras para não termos problemas maiores de pele.

Aqui vão algumas dicas:

  • Limpar e hidratar sempre com produtos de acordo com o seu tipo de pele e que sejam suaves e sem fragrância. 
  • Evite maquiagem! Ela acaba obstruindo os poros, e a possibilidade de causar erupções cutânea é maior. Eu sei que é difícil para algumas pessoas ficar sem, MAS se for usar, opte por produtos de texturas finas e leves, que sejam livre de óleo e não comedogênicos. 
  • Evite produtos/tratamentos que possam irritar a pele: esfoliações, peelings químicos ou retinóides. Isso ajuda a não estimular irritações. 
  • Escolha a mascara certa! Que seja ajustável e confortável, além de um tecido respirável, natural e macio.
  • Faça pausa do uso da máscara! É recomendável deixar a pele respirar por cerca de 15 minutos a cada 4 horas. Mas certifique-se de estar em um lugar seguro, onde você possa retirar a máscara sem causar perigo a você ou aos outros.
  • Lave sempre suas máscaras em água quente com sabão ou detergente hipoalergênico e sem fragrância. Lembrando, que o ideal é troca-la a cada 2 horas ou quando estiver úmida. 

Coisas simples e rápidas podem fazer a diferença! 

Não se esqueça de sempre consultar seu dermatologista em casos persistentes, pois somente ele pode te indicar um plano de tratamento de acordo com a sua necessidade e diagnóstico! 

#usemascara

ANA FLINT – COLUNISTA